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Gestão de indicadores e a competitividade no mercado

Gestão de indicadores e a competitividade no mercado

O aumento da exigência dos consumidores e da competitividade do mercado têm sido a motivação de muitas empresas para investir em uma gestão de indicadores, afinal, como bem diz o ditado, “O que não é não é medido, não pode ser melhorado”. Dessa forma, é importante ressaltar que a utilização desse modelo de gestão é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de um negócio. 

Os indicadores servem como faróis que indicam, com base nos resultados e metas, como está o alcance dos objetivos traçados e o desempenho dos processos. Esses devem ser utilizados para potencializar a tomada de decisão, definir estratégias e, posteriormente, avaliar efetividade delas.

Com a utilização desse modelo, as estratégias passam a ser mais assertivas, já que o gestor consegue escolher um foco para agir, mediante a visão que ele passa a ter dos resultados do negócio. Assim, os recursos passam a ser melhor aproveitados, os processos otimizados e, como consequência, é obtido um aumento da produtividade. 

Porém, é importante lembrar que após a definição dos indicadores, o ciclo: gerenciar, monitorar e revisar deverá estar sempre sendo realizado para garantir que está sendo feito o acompanhamento do desempenho da empresa e os ajustes em visões que auxiliem na gestão. 

Quais as Vantagens de adotar a gestão de indicadores? 

  • Melhor aproveitamento dos recursos: Com o monitoramento dos indicadores é possível definir em quais atividades focar e traçar ações para melhoria dos resultados, com base nisso é possível planejar, por exemplo, a quantidade de insumos necessárias ou disponibilidade de horas de uma equipe de trabalho; 
  • Tomada de decisão mais assertiva: As ações e melhorias são planejadas com base nos resultados apresentados nos indicadores; 
  • Otimização de Processos: Cada setor passa a ter como referência seus indicadores, de modo a direcionar as melhorias que precisam ser realizadas e avaliação de processos que não agregam valor; 
  • Ganho de Produtividade: A partir do monitoramento dos indicadores é possível realizar a otimização das ações da operação e dar foco ao que gera valor, tendo como consequência o aumento da produtividade; 
  • Elevação do Nível de Competitividade: Ter uma visão geral do desempenho do negócio potencializa e direciona as decisões, gerando oportunidades para realização de projetos estratégicos, além de melhorias de processos que darão diferenciais competitivos para empresas no mercado em que estão inseridas. 

Como implementar a gestão de indicadores? 

Agora que está claro o que são indicadores e a importância deles em um negócio, é hora de entender o que precisa ser feito para implementá-los. Embora pareça complexo, à seguir serão apresentados 4 passos que tornarão o processo mais simples. 

1. Criar uma estratégia

Antes de definir os resultados almejados, é importante saber qual o caminho que será seguido. Dito isso, é o momento de escolher qual será a metodologia utilizada, tornando o processo de implantação claro e objetivo, evitando perda de tempo com retrabalhos e insucesso por falta de alinhamento com o modelo de negócio da organização.

É nesse momento que também devem ser definidas as responsabilidades dos gestores e demais colaboradores, estabelecendo assim um clima de integração que irá guiar todos para um objetivo comum. Devem ser realizadas ações de engajamento que mantenham todo o time motivado e focado no processo, além de realizar nivelamento de conhecimento para que todos possam crescer juntos.

Todos as definições realizadas e com um objetivo comum e claro, é o momento de dar mais um passo e iniciar a definição dos indicadores.

2. Definir indicadores

Inicialmente é necessário entender o que precisa ser acompanhado. Para isso, converse com os líderes de cada área e listem quais os números que eles costumam acompanhar e registre informações importantes como:  

  • Periodicidade de coleta e análise: Diário, Semanal, Mensal, Anual e entre outros; 
  • Fórmula de cálculo: Como é apresentado o resultado – Número Bruto ou Combinação de dados tratados; 
  • Fonte de dados: Sistemas, planilhas, anotações e entre outros; 
  • Responsáveis: Que realiza a coleta e responde pelo resultado do indicador. 

Nesse momento é importante coletar o máximo de informações possíveis, para que depois seja realizada a classificação desses em estratégicos, táticos e operacionais. Isso dará uma visão de hierarquia de responsabilidade, auxiliando no acompanhamento dos resultados e realização de ações para melhoria dos resultados pelos responsáveis de cada nível. 

Definido os indicadores e realizada a comunicação aos envolvidos, é o momento de estabelecer as metas. 

3. Estabelecer metas

Seja com a utilização da base histórica de resultados como referência ou objetivos estratégicos traçados pela gestão, é necessário definir uma meta para cada indicador. Essa poderá variar no decorrer do ano, visando atender a um comportamento sazonal e no final do ano chegar a um resultado no final, ou se repetir mês a mês. 

A partir dessa definição e alimentação dos indicadores, sempre que o resultado for apresentado, será possível observar se houve ou não o cumprimento da meta estabelecida. Assim, servindo como um farol, será possível focar nos casos em que o objetivo não foi alcançado.  

Dessa forma, ao tomar a decisão de implantar esse modelo de gestão, se faz necessário avaliar e definir qual a forma de apresentação desses resultados. Atualmente estão sendo muito utilizadas soluções de Business Inteligence, além de outras ferramentas disponíveis no mercado com inteligência e automação para auxiliar nesse processo.  

Após a realização das definições e alinhamentos, deve-se então implantar de fato o modelo de gestão e seguir um ciclo de melhoria contínua. 

4. Gerenciar, Monitorar e Revisar

Diversos são os casos de implantação de ferramentas, modelos de gestão, sistemas e entre outros recursos que, devido a falta de acompanhamento, acabaram deixando de ser utilizados. Com o objetivo de evitar que essa história se repita e visando acompanhar as movimentações do mercado, se faz necessário o comprometimento da gestão e de todos os envolvidos com a realização do ciclo de Gerenciar, Monitorar e Revisar. 

Com um tempo, indicadores que inicialmente são de grande relevância, dão lugar a outros que surgem diante de uma mudança no negócio. A transformação digital tem sido um grande aliado e ao mesmo tempo desafio para as empresas diante do grande volume de dados que é gerado a todo momento, além da constante mudança nas exigências dos clientes. 

DICA: Ferramentas que auxiliam na gestão 

Em posse dos indicadores e resultados, é hora de juntar o time e analisar! Para isso, a utilização de ferramentas poderá ser um diferencial e otimizar esse processo. A seguir, serão apresentadas algumas sugestões. 

1. Diagrama Ishikawa: Também conhecido como Causa e Efeito ou ainda Espinha de Peixe, deve ser utilizado em discussões para separar as possíveis causas de algo considerando 6 categorias: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, método e medidas, tornando a discussão mais objetiva; 

2. Porquês: Após a exposição do problema, deve ser realizado o primeiro questionamento com um “Por que” e a cada resposta um novo “Por que” deverá ser dito. Com isso, espera-se ter como resposta a causa raiz do problema e não sentimentos ou informações superficiais; 

3. 5w2h: Identificada a(s) causa(s) do problema, é o momento de definir o que será feito, de modo a obter uma lista de tarefas com responsáveis e outras informações que auxiliaram no acompanhamento da realização e da eficácia delas. Nesse caso, esse plano de ação será composto pela resposta das perguntas: Quem (Who), O que (What), Onde (Where), Quando (When), Por quê (Why), Como (How) e Quanto (How Much). 

Considerações Finais

A gestão de indicadores deve ser uma grande aliada do negócio. A utilização de sistemas e soluções que concentrem os dados em um único lugar possuem grande relevância na garantia do sucesso desse modelo de gestão. Além disso, ter clareza das informações e do processo, dará ao gestor confiança para tomar decisões mais assertivas. 

Capacitar as pessoas e deixar claro o objetivo de todo esse processo, assim como os objetivos e metas do negócio, são pontos indispensáveis para que todos se comprometam em alcançar o resultado. 

Por fim, a utilização de ferramentas para tornar o monitoramento mais efetivo e as ações mais assertivas, garantindo clareza e acompanhamento da execução, são muito importantes nesse processo e não se deve deixar de investir nisso. 

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